top of page
  • Gabriella Sperati

Como se planejar para 2023

Eliana Aparecida Conquista

Psicóloga Clínica

CRP/SP 06/ 42.479




O ano de 2023 está iniciando e todos nós estamos pensando e nos perguntando: Será que se faz necessário fazer um planejamento de metas a atingir? Porque nada muda, continuamos, sempre com mesmos problemas de trabalho, emocional, familiar e social.

Acreditem, colocando no papel, isso fica muito claro quando queremos atingir os resultados.


Algumas pessoas me perguntaram: Como faço esse planejamento?


Aqui está a resposta: pegue um caderno, coloque em folhas separadas o cabeçalho, áreas familiares, emocionais, sociais e de trabalho. Vamos preenchendo com o que queremos para cada área, sejamos suscintos.


Iniciaremos com a área familiar: Como está sua relação afetiva como seus pais, tios, primos, cônjuge, filhos, netos, sogros e genros? Faça uma avaliação onde precisa melhorar. Dê prazos.


Na área emocional, como estou vivenciando esse gatilho de emoções no meu dia a dia? Lembrando que isso é muito pessoal, as emoções podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa.

De acordo com as emoções vividas , reações físicas podem alterar a respiração, produzir choros sem motivo, vermelhidão na pele e tremores, pelo corpo todo.

Como equilibrar o emocional? Meditar, caminhar, psicoterapia e se ainda achar-se em desequilíbrio, procure um médico.


Na área social, como estão suas amizades? Está tudo bem? Acrescente mais se puder, trocas são muito boas e produtivas.


E por fim, no trabalho, como está a sua profissão atual, está bem ou não? Se não estiver se sentido bem na sua profissão, procure reavaliar e comece a planejar uma profissão que realmente goste e te faça feliz.

Agora, se está na profissão que gosta e quer crescer profissionalmente, então planeje a sua carreira, definindo objetivos e metas a serem alçadas. Cursos, por exemplo, sempre serão bem-vindos na sua área.

Comece com perguntas diretas, avalie a praticidade e o tempo que irá gastar nesses objetivos.


O planejamento não é estático, então você precisa revisá-lo de tempos em tempos. Assim você perceberá o que precisa ser adaptado ou acrescentado. Seja pela necessidade de mercado, que muda constantemente, seja por uma questão de mudanças pessoais, de desejos e sonhos.


Faça acontecer, mas sempre respeitando o seu processo individualizado. O que faz você alcançar os seus objetivos é aprender com os seus acertos e erros, pois eles fazem parte do nosso crescimento emocional.


A decisão é nossa, só nossa!

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page