top of page

Janeiro 2021.....Esperança


OI Gente!

Esperança foi o que mais escutamos em 2020 com a Pandemia, e também com os votos de passagem de ano, VENHA 2021.


Mas o que é esperança?


Com certeza não significa esperar, esperança é encontrar caminhos, novos planos, metas para ação realista frente as incertezas que a vida nos trás.Hoje viver é uma surpresa, ora com emoções positivas, ora emoções negativas, esperança tem à ver como lidamos com essas emoções, como nos organizamos e que estratégia criamos para resolvermos os problemas que a vida vai nos apresentando.


Os estudiosos chamam a esperança de pensamento positivo , e o pensamento negativo de desesperança. O ditado já diz " A esperança é a última que morre".


A ciência tem estudado os efeitos e a importância da esperança em nossas vidas, pois nossos neurotransmissores trabalham a nosso favor quando pensamos positivo. Também desejamos esperança para animar e estimular alguém, e quando queremos acreditar que é possível termos novas metas, pensar positivo nos deixa mais flexíveis aos intemperes da vida.


Tivemos o ano de 2020 inacreditável, com muitas informações, fake news, com embates na política, ciência e economia, fora isolamento social, quarentena e muitas outras angustias, e por incrível que pareça o ano de 2021 já começou com os mesmos enfrentamentos, pois estamos no Brasil vendo e vivendo a segunda onda de COVID19. Estamos todos experimentando "ainda" medos reais, com possibilidade de adoecer, medo de morrer, lutos com familiares e amigos, perdas financeiras e desemprego em massa.


Com a Pandemia, nossos objetivos sofreram alterações e nos colocaram em alerta máximo, o que nosso cérebro traduz como ANSIEDADE, que é o medo do que está por vir, o que será que irá acontecer amanhã... e mês que vêm ? Somos o povo mais ansioso do Mundo!


Sim, o Brasil é o país com mais diagnósticos de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde ( OMS), e o segundo país das Américas em casos diagnosticados de depressão, que é uma tristeza que persiste por mais de duas semanas e leva a perda de interesse pela vida , é uma doença grave, não é frescura e mata! Procure ajuda!


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), relatam que a Pandemia irá trazer a quarta onda de doença no mundo, que serão as DOENÇAS MENTAIS, pois estudos já viram isso acontecer em Pandemias no passado e em pós guerras.


Mas a pergunta é.... Como está nossa Saúde Mental em Janeiro de 2021 ?


Desde 2014 um grupo de psicólogos criou a campanha JANEIRO BRANCO, mês em que nós Brasileiros precisamos redobrar nossa atenção aos nossos receios e medos, principalmente pacientes psiquiatricos, pois é o mês que nos cobramos as conquistas e os fracassos do ano que se foi, e reformulamos novas metas para o novo ano, mas com o coronavirus em todo o mundo ficou difícil .O tema da campanha esse ano é "Todo cuidado é pouco!"

Psicólogos e Psiquiatras estão preocupados com o aumento das doenças mentais durante a pandemia, e continuamos a ter um ano desafiador , idosos isolados do convívio da família, as crianças e adolescentes sem aulas e sem aprendizado social tão importante para sua formação , tantos vivenciando a solidão existencial com o isolamento e a própria mudança de rotina que trás estresse , ansiedade , depressão e suicídio.


Temos pessoas resilientes que se reinventam, que correm atrás da sua subsistência, muitas que não puderam parar e enfrentam a crise de perto como o pessoal da saúde, e tantos outros profissionais que não puderam ficar em casa , muitos negaram o perigo outros foram com medo mesmo, mas o certo é que estamos todos ansiosos com os fatos.


" Todo cuidado é pouco!"


Vacina é a esperança que temos no mundo hoje, ela não cura ,mas nos ajuda a prevenir sequelas graves e a morte, vai demorar sermos todos vacinados ,pois somos muitos, mas tenho esperança que esse dia logo virá, enquanto isso vamos cuidar da nossa saúde física e mental, usando máscara, lavando as mãos e álcool gel, atitudes que nos protege do virus e para nossa saúde mental é importante não se isolar, procure pessoas de confiança para contar o que está sentindo , quem puder use a tecnologia para fazer vídeos chamadas, ligações, fale com a vizinha pelo muro ,mas fale das suas angustias, faça cursos on line, dance, exercícios e meditação costumam ajudar a reduzir o estresse agudo, exercícios de respiração , artesanato , telemedicina, ações comunitárias e outras tantas coisas que possa te ajudar a controlar o estresse , pois estamos isolados mas não sozinhos.


Vamos nos cuidar e agradecer por estarmos vivos.


Sou Fátima Francisco , Psicóloga, Mestre em Ciência da Saúde e Coordenadora da Rede Psi Do Bem, A Rede Psi do Bem foi criada durante a pandemia para estarmos trocando informações sobre saúde física e mental , usamos as redes colaborativas e a generosidade de profissionais amigos. @fatimafranciscopsc


Gratidão.



Fátima Francisco CRP 06/16443 Parceira Conquistah Consultoria Psicológica

















_____


Eliana Aparecida Conquista

Crp/SP 06/42479

Eliana Aparecida Conquistah Consultoria em Psicologia

CNPJ: 36.586.648/0001-39

Crp/SP 06/8377J

107 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page