top of page

Passagens e ciclos


Olá queridos e queridas!!


Hoje queremos falar sobre a finalização de um ciclo e abertura de outro. Quando falamos de ciclo, nunca temos um fechamento total de um, sem que resquícios do anterior permaneçam. Todo ciclo que finalizamos faz parte da nossa história e, por isso, não desaparece. Além disso, por mais que façamos rituais de finalização e passagem, o final e o início se entrelaçam. No caso dos anos, temos nossos rituais, uns diazinhos de folga para recarregar energias, e logo retomamos às mesmas atividades, damos continuidade à vida.


Temos a oportunidade de, por convenção, enumerar planos para o ano que se inicia - planos possíveis ou não. Podemos repetir aqueles que não cumprimos ou não finalizamos de nossa lista anterior...


Ou nem fazemos planos, pois esperamos que as demandas surjam e nos esforçaremos ao máximo para cumpri-las da melhor forma possível. Aí, nossa ação de final de ano é fazer o balanço de tudo que conquistamos ou que foi deixado de lado.


Uma mescla das duas coisas pode ser bem legal! Levando em consideração todos os desafios que se apresentaram e que, embora não possamos usá-los como justificativa para a não realização de algumas coisas, foram bem direcionadores para o alcance ou não de alguns objetivos.


Não queremos ser repetitivas, mas, no último ano, em especial, como muitos textos e vídeos apontaram, houve uma reviravolta em nossos planos. Alguns ficaram impossibilitados, outros surgiram, nascendo de necessidades totalmente inesperadas.

Ouvimos e vimos as mensagens: “Fique em casa”; “Cuidado com os mais velhos”; “Isolem-se, mas não fiquem em solidão”; “Isolem-se”; “Mexam-se!”; “Alimentem-se melhor”; “Durmam melhor”; “Relacionem-se melhor”; “Nada está resolvido”; “Vai passar!” ...

As mensagens brotaram e continuam brotando como cascatas em nossos celulares e mídias sociais. Verdades e mentiras nos assediando... como sempre! Como antes de tudo isso e depois... como sempre!


O que sobrou de todo esse ano que passou foi a imensa certeza de que estamos aqui e aqui permanecemos. As consequências de tudo que passamos no caminho de 2020 podem ter trazido perdas pessoais, ou profissionais, ou financeiras. Ou, talvez, em todas as áreas, para alguns. Mas o fato é que, se você está lendo este texto, você permanece! Assim como a indiscutível chance de continuar, se se propuser a enxergar o que isso significa!


Miramos o ano que temos pela frente e temos a sensação de que há tanta dúvida, tanta incerteza..., mas se olharmos nossa semana, mesmo em relação aos compromissos agendados, muito pode mudar! E se olharmos nosso dia, ao acordarmos, também podemos nos deparar com o imponderável nas primeiras horas, mudando planos e agendamentos anteriores. Por isso as listas que fazemos podem ficar tão diferentes ao final do prazo que nos damos para a realização de cada uma de nossas metas!


Pensando nisso, dá até um friozinho na barriga, não é? Então vamos nos fixar na certeza que temos: a de que estamos aqui e que faremos e daremos o melhor de nós mesmos no que quer que seja, no que quer que nos defrontemos, a cada minuto! Somente isso está nas nossas mãos, somente isso temos sob nosso controle!


Nosso desejo, o desejo da Conquistah Consultoria Psicológica, é o de que as listas, a do ano passado sendo revista e a deste 2021, sendo construída, tenham metas positivas, levando em consideração que somos os mesmos, mas estamos mais fortes. Vivemos e sobrevivemos ao último ano. Conquistamos, apesar das perdas! Conquistamos a possibilidade de olhar para frente, que tantos perderam...


Mas vamos, antes, olhar para baixo, para nossos pés, observando com esperança a beleza de nossos primeiros passos deste ano. E então, levantemos a cabeça e olhemos para frente para observarmos os caminhos que temos a trilhar, motivados pela força recém adquirida!


A decisão é nossa! Só nossa!





Colunista: Ana Paula Aquilino

Psicóloga - CRP 06/20694 Parceira Conquistah Consultoria Psicológica










Eliana Aparecida Conquista

Crp/SP 06/42479

Eliana Aparecida Conquistah Consultoria em Psicologia

CNPJ: 36.586.648/0001-39

Crp/SP 06/8377J

159 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page