top of page

O que define uma empresa “Inclusiva” 2 – A solução


Recentemente escrevi um artigo sobre minha experiência pessoal em relação às empresas que contratam e as que selecionam Pessoas com Deficiência (PCDs) para vagas em empresas que precisam cumprir cotas.

Falei sobre as barreiras que PCDs, em especial as com Deficiência Intelectual, têm, para aplicar seus currículos para vagas que, em sua maioria, exigem Ensino Médio, excluindo pessoas que apresentam capacidades e competências adequadas para funções voltadas à relação com clientes, receptividade e excelência no atendimento, além de diversas possibilidades na atuação administrativa.

Felizmente, embora enfrentemos muito preconceito e desinformação nessa área, a boa notícia é que ambos os aspectos são superáveis. Quebra-se preconceitos, medos e desinformação justamente com a oferta de informações claras, completas e com o acesso a vivências que fazem a empatia e a mudança de visão acontecerem. É assim com absolutamente tudo na vida.

Conceitos científicos modernos passaram a ser aceitos e entendidos a partir de uma popularização maior a respeito; culturas e costumes de diferentes povos passam a ser mais respeitados quando melhor conhecidos; medos e tabus são superados quando desvelados e mostrados sem mitos ou mentiras que estimulam o distanciamento e o isolamento que protege seus criadores. Enfim, falamos aqui de uma dinâmica que fortalece o poder de poucos em detrimento de muitos.

Mas espera! Você pode estar em dúvida agora: não falávamos sobre pessoas com deficiência, empregabilidade e esse tipo de coisa? Isso é maioria? Isso é falar sobre o poder de muitos em detrimento de poucos? Respondo: é sim!

Porque PCDs representam apenas uma das minorias e o assunto empregabilidade diz respeito as diversas minorias que, somadas, se transformam realmente em muita gente. Ou seja, falo de uma visão de PCDs + diversidade de gênero + cor/raça + religião + orientação sexual + idade + classe social etc etc etc. Juntando todas as diversidades, aposto que serão maioria. Ou, se não, certamente equilibram o número de “pessoas incluídas” e o de “pessoas não-incluídas”. Existem diversas estatísticas que falam das consequências sociais da discriminação, seja lá por que aspecto for. Nem vou-me dar ao trabalho de citá-las. Se você não se encaixa em nenhuma delas, certamente tem alguém na família que se encaixa. Tenho certeza.

Mas, voltando às boas notícias, como eu ia falando anteriormente, informação de qualidade derruba tabus, medos e preconceitos. Para cada uma das diversidades que citei, existem grupos que se propõem a esclarecer e lutam por uma posição melhor na sociedade, incluindo a luta por conquistas sociais nos mais diversos níveis.


No início 2020 recebi o feliz convite de fazer parte, por meio de parceria, da Conquistah Consultoria Psicológica. E, a partir de então, comecei a ter mais contato com informações justamente sobre as possibilidades das PCDs na sociedade. Eu e minha filha, que já vivíamos as consequências sociais da deficiência dela, éramos desinformadas sobre muito que já poderíamos ter feito na direção de vivermos melhor neste mundo de minorias.

Um sentimento de pertencimento cresceu no meu coração e no da minha filha – que também participa dessa parceria com a Conquistah Consultoria Psicológica. Nossas experiências se juntaram às de muitas pessoas, além das da idealizadora da consultoria, Eliana Aparecida Conquista. O sobrenome dela é Conquista, sem brincadeira! E ela tem uma deficiência física que interfere muito em sua vida, em termos de locomoção, mas não em outros aspectos e papéis que desempenha pela vida a fora. Eu poderia citar o nome de muitas pessoas que nos complementam com informações, vivências, reflexões e experiências de luta. Mas o texto ficaria muito longo e cansativo, só com nomes e mais nomes. Minha gratidão a todas. Elas sabem quem são!



O resultado dessas parcerias são projetos ligados à melhoria da vida de PCDs e seus familiares, à inclusão dessa minoria, à informação que desmistifica a convivência, as competências (ou incompetências) e habilidades de PCDs.


Por isso, hoje, posso falar às empresas - as que recrutam profissionais PCDs e as que precisam cumprir cotas nessa área - que a Conquistah Consultoria Psicológica é parceira de vocês na superação dos desafios ligados às necessidades dessa área. Somos profissionais da área de Psicologia com muitos anos de experiência, somados às nossas histórias pessoais de vida. Sabemos que os responsáveis pelo setor de Gestão de Pessoas das empresas têm, com muita frequência, questões a serem resolvidas, conflitos a serem moderados, ligados a preconceitos e inclusão. Questões que mexem com a produtividade e à retenção de talentos.

Temos diversos programas e projetos que podem facilitar o cumprimento dessa necessidade, que hoje grita em diversas direções, como se fosse um conflito, uma guerra entre maiorias e minorias, as mais diversas.

Nosso foco está voltado para as minorias PCDs. Nossa experiência aponta que a construção de uma cultura inclusiva começa pela visão dos CEOs, dos gestores, das pessoas que decidem os caminhos das empresas. Além dos responsáveis pela área de Gestão, Seleção e Retenção de Talentos. Nossa formação técnica e vivência nos torna parceiras de cada um de vocês na criação dessa cultura, que trará orgulho para gestores e colaboradores em participarem de uma empresa com uma cultura inclusiva, atual e responsável!


Quem sabe, juntos e num futuro não tão longínquo, possamos perceber no mundo a verdadeira conquista representada por uma cultura aberta, onde os colaboradores consigam se relacionar sem mitos, medos e preconceitos, num ambiente realmente produtivo.

É nossa proposta orientar, esclarecer e facilitar, por meio da nossa experiência, a construção dessa cultura dentro das empresas. Romper as barreiras das limitações e ampliar resultados, produtividade e relações dentro de empresas que estimulam relacionamentos, parcerias e trabalho em equipe, na forma mais ampla e completa desse conceito.

Vamos conversar?


Ana Paula Aquilino

Psicóloga Coach


CRPSP 06/20694

Parceira da ConQuistaH Consultoria Psicológica





www.conquistahconsultoriapsicologica.com.br CNPJ 36.586.648/0001-39 - CRP/SP 06/8377J

43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page