Para que serve a Psicoterapia?
Eliana Aparecida Conquista
Psicóloga Clínica
CEO da Conquistah Consultoria Psicológica
CRP/SP 06/42479

Vamos explicar o que é Psicoterapia e para que serve, sabendo-se que, no passado, era entendida como algo “para loucos” ou somente para pessoas que tinham condições financeiras para fazê-la.
Hoje, esse tabu foi quebrado, embora saibamos que ainda persiste em algumas pessoas - que são a minoria - a visão de que ainda é para “loucos”.
Mas vamos entender o que é Psicoterapia: é um processo que tem como base o trabalho por meio do diálogo e da fala a respeito de questões emocionais, utilizando técnicas próprias.
É indicada, quando passamos por momentos emocionais difíceis, tais como: busca do autoconhecimento; na solução de problemas, por menores que sejam; tristeza durante um longo período; sofrimento com questões no trabalho; relacionamentos problemáticos; ansiedade ou tensão com o futuro; atitudes que sejam prejudiciais, não apenas para si, mas também para outras pessoas, dentre muitas outras questões que levam ao sofrimento psíquico.
Podemos até ser aconselhados por familiares ou amigos a procurar um terapeuta, mas logo vem em nossa mente: “posso cuidar deste problema sozinho, sem ajuda profissional. Sempre resolvi, por que agora vou precisar?”
Porém, procurar um Psicoterapeuta, acaba sendo a opção mais sensata e sábia a se fazer.
Começar a psicoterapia, não é um “bicho de sete cabeças” e você poderá rever seus comportamentos e hábitos autodestrutivos,
buscando, assim, resolver sentimentos dolorosos, melhorando seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo.
Ninguém pode dizer exatamente como será o seu processo terapêutico, em todos os modelos: individual, familiar, grupo, presencial ou online. Aqui abrirei um parêntese para explicar que o presencial é idêntico ao online. O diferencial está apenas na forma de comunicação. Com a facilidade da tecnologia, a modalidade online viabilizou o tratamento para milhares de pessoas.
Seja na terapia individual, em grupo, familiar, presencial ou online, seu relacionamento com seu terapeuta é confidencial (cabe ressaltar que, o terapeuta que lhe atender, seguirá as normas de ética profissional do Conselho Federal de Psicologia, ou seja, permanece o completo sigilo entre paciente e terapeuta, e se concentra, não apenas no conteúdo do que você fala, mas também no processo e na linha utilizada pelo profissional. Aqui precisamos ressaltar que não damos conselhos e sim utilizamos técnicas para o paciente se autoconhecer.
A psicoterapia serve para todas as pessoas, independentemente da idade, desde a infância até a senioridade e do gênero, sendo indicadas por diversos profissionais da área da Saúde.
A primeira pergunta de um novo paciente, em geral, é quanto ao pagamento/valor; a segunda, sobre a linha que o profissional segue; e a terceira, o que se faz em uma terapia, como ela funciona.
Primeiramente, eles sempre querem saber quanto custa cada sessão, e seguimos sempre a tabela de honorários do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
A Segunda questão, a linha, temos várias, psicanalítica, junguiana, positiva, comportamental etc.
A terceira questão é a terapia em si, sobre o encontro com o Psicólogo, que se dará, em geral, semanalmente. Você poderá ter mais sessões, dependendo da situação que o levou até a psicoterapia. A duração de cada sessão será de 50 minutos, ou mais, se necessário.
O funcionamento da terapia será baseado nas conversas a respeito do que levaram você até ao psicólogo, além da prática de técnicas que ajudem a lidar melhor com elas.
O terapeuta deverá ouvir e absorver o que você fala e sente, realizando perguntas que o ajudem a compreender melhor tudo o que está acontecendo.
Ao final de cada sessão, o terapeuta fará um resumo do que foi trabalhado, um fechamento da sessão.
Eu, como Psicóloga, atuo buscando entender o paciente e, muitas vezes, utilizo de algumas técnicas, como exercícios que o paciente pode fazer em casa, entre uma sessão e outra, e, no próximo encontro, sempre pergunto se conseguiu realizar.
E assim a terapia é iniciada.
Quais os seus benefícios desse processo?
. Autoconhecimento - permite que você possa encontrar a sua própria essência, entender qual o seu verdadeiro “eu”, tudo isso por meio de reflexões e questionamentos levantados em terapia.
. Ajuda a encontrar as respostas, para origem da sua confusão. Investiga e remove os bloqueios que impossibilitam viver da forma desejada.
. Desenvolve a inteligência emocional para resolver problemas com maior eficiência bem como identificar sentimentos e impulsos indesejados para melhor administrá-los.
A Psicoterapia capacita nas habilidades sociais e melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Com ele, você aprende táticas para não se deixar afetar pelo comportamento alheio.
Espero que esse artigo, tenha ajudado a esclarecer e desmistificar o que é Psicoterapia.
Lembre-se: a decisão é nossa, só nossa.