TEA, TOD e TDHA - Que transtornos são estes, tão comuns neste momento
- Gabriella Sperati
- 23 de mar.
- 2 min de leitura
Eliana Aparecida Conquista
Psicóloga
CRP/SP 06/42.479

Neste artigo, pretendo esclarecer os conceitos básicos para os transtornos TEA, TOD e TDHA, para que haja compreensão, quando se depararem com estas siglas referenciadas no CID (Código Internacional de Doenças).
Após os conceitos básicos, futuramente apresentarei um artigo mais específico sobre cada transtorno.
O conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Tanto o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) quanto a CID 11 (atual Classificação Internacional de Doenças), definem o autismo dentro de um único espectro ou categoria, variando em níveis de gravidade, baseado na funcionalidade (no DSM-5); ou em níveis de deficiência intelectual e linguagem funcional (no CID-11).
Além disso, ambos nomeiam o autismo como Transtorno do Espectro Autista.
Em seguida temos a sigla TOD - Transtorno Desafiador Opositivo, que é definido como um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa, dificuldade de lidar com frustrações, teimosia, entre outros comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, desobediência, provocação e ressentimento.
Agora passaremos para a última sigla, a do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cuja definição é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade. É considerado um transtorno do neurodesenvolvimento.
O CID 11 detalha subtipos e manifestações do TDAH, e diferencia os sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade em diferentes contextos.
Códigos dos subtipos do TDAH no CID 11
6A05.0 – TDAH predominantemente desatento
6A05.1 – TDAH predominantemente hiperativo-impulsivo
6A05.2 – TDAH, apresentação combinada
6A05.Y – Outro transtorno de déficit de atenção e hiperatividade especificado
6A05.Z – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade não especificado
As definições acima apenas diferenciam os transtornos tão falados atualmente. Existem especificações mais profundas para cada um deles e pretendo, nos próximos meses, caracterizá-los com maior clareza, assim como esclarecer sobre os possíveis tratamentos e encaminhamentos necessários em cada caso.
Aguardem! Nos vemos nos próximos artigos esclarecedores.
Comentários