• Conquistah Consultoria Psicológica

Voluntariado e a inclusão


Aqui trataremos do tema no âmbito das empresas e escolas, ambientes onde, comumente, vemos comportamentos excludentes e discriminatórios.


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”


A inclusão social “é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.” Politize!


A empresa e a escola são ambientes que promovem a diversidade de gênero, étnica, sexual, econômica etc. Entretanto, são ambientes propícios a não inclusão, portanto, são vetores de discriminação.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948, nos garante liberdade e igualdade, porém na prática não é bem isso que os indivíduos vivenciam no seu dia a dia, uns mais e outros menos, mas todos, em algum momento passam por situações discriminatórias. Afinal, os tais vieses inconscientes estão presentes em todos nós, sem distinção.


Os vieses inconscientes são preconceitos incorporados no nosso dia a dia e estão fundamentados em estereótipos de gênero, raça, classe social, orientação sexual, idade etc.


Eles são formados a partir de nossas relações sociais ao longo de toda a vida, desde a tenra idade. Mas, é possível suavizar e até mesmo eliminar alguns preconceitos. Há muitas maneiras das empresas e escolas tratarem deste tema e promoverem práticas que contribuem com um ambiente diverso e inclusivo, de fato.


O voluntariado é uma poderosa ferramenta para impulsionar a inclusão social em meios muito diversos, como a empresa e a escola. E por quê?


Tanto a empresa como a escola podem criar oportunidades de ações voluntárias, junto a organizações da sociedade civil que atendem a públicos minoritários, pessoas que estão em desvantagem social. O voluntariado é um meio para conectar a empresa/escola a ONG ou escola pública propiciando a troca de conhecimento de uma parte e da outra e, mais do que isso, pode eliminar preconceitos porque possibilita saber mais sobre o outro, sua cultura, costumes, história de vida... permite olhar para o outro sem filtro, permite olhar para o outro com o coração.


Além de fazer a diferença na vida das pessoas, o voluntariado também motiva descobrir novas habilidades, encontrar novos amigos, exercer a cidadania, diminuir as diferenças entre as pessoas e gerar cidadãos que agem em prol dos direitos humanos, justiça e equidade social, não deixando ninguém para trás.


Voluntarie-se, faz bem para você, faz bem para todo mundo!

Fatima Lima, consultora, na FCM Consultoria em Sustentabilidade . . . Conquistah Consultoria em Psicologia

+55 (11) 98904.5112

www.conquistahconsultoriapsicologica.com

CNPJ 36.586.648/0001-39 - CRP/SP 06/8377J

99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo