• Conquistah Consultoria Psicológica

Empodere-se



Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre empoderamento - "Ação de se tornar poderoso, possuir domínio sobre algo ou de si próprio".


Trata-se de um processo de conscientização de conceder o poder a alguém ou grupo que na maioria das vezes, não tem “voz” ou direito de igualdade dentro de uma sociedade.


É importante entender que empoderamento não significa ter privilégios, opressão ou ser superior às outras pessoas, como erroneamente se entende.


O termo vem da expressão inglesa empowerment, que em sua tradução para o português significa "fortalecimento, delegar poder".

Há vários contextos sociais para falarmos sobre esse fortalecimento ou empoderamento, como queira chamar, porém nesse artigo, trago reflexões sobre o empoderamento humano.


Ao longo da nossa trajetória pessoal, adquirimos costumes, crenças e valores ditados pela família, pelos amigos e sociedade, contudo, às vezes, para atender a expectativa alheia.


Vivemos tentando nos "encaixar” em um padrão social e nos distanciamos da nossa essência, daquilo que acreditamos ser o melhor para nós.




E como consequência dessa escolha, perdemos tempo, dissipamos a nossa energia mental, física e espiritual, nos deparando com um profundo sentimento de fracasso.


Diante de tudo isso, é necessário olhar para dentro de si e identificar quais são os seus valores, crenças e estilo de vida que mais se assemelham com o seu jeito e suas necessidades pessoais. Isso é empoderamento de si mesmo.


Para auxiliar nesse processo te convido a fazer o seguinte exercício:


Construa mentalmente uma linha do tempo, na qual você possa visualizar sua história de vida até o momento atual e observe seus pensamentos e emoções diante desse processo.


Sente-se realizado? Há algo, que gostaria de fazer diferente, a partir de agora?


Ao realizar esse exercício de autoanálise, se empodere através, da sua trajetória de vida.


Dê poder à sua essência, aceite suas qualidades e pontos de melhoria.


E busque realizar aquilo que tanto almeja.


Segundo o filósofo chinês Lao Tse Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder”.


Empodere-se de seus desejos e sonhos, jamais deixe de sonhar; pois os sonhos são combustíveis de vida que nos leva a trilhar caminhos diferentes e bem mais promissores.


A autora Clarice Lispector dizia:


A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo.” E então eu soube: Pertencer é viver!


Portanto, viva, dê poder a si, se permita ser quem você é, e se perceba alguém melhor no mundo.


Se caso tiver dificuldades em desenvolver o seu processo de autoconhecimento, busque ajuda profissional.



Artigo escrito por:

Gabriela Silva Albuquerque

Psicóloga Clínica - CRP 06/151348











_________________________________________________________________________

________________________________________________ Eliana Aparecida Conquista Consultoria em Psicologia

CNPJ: 36.586.648/0001-39 - Crp/SP 06/8377J

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo