
Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre empoderamento - "Ação de se tornar poderoso, possuir domínio sobre algo ou de si próprio".
Trata-se de um processo de conscientização de conceder o poder a alguém ou grupo que na maioria das vezes, não tem “voz” ou direito de igualdade dentro de uma sociedade.
É importante entender que empoderamento não significa ter privilégios, opressão ou ser superior às outras pessoas, como erroneamente se entende.
O termo vem da expressão inglesa empowerment, que em sua tradução para o português significa "fortalecimento, delegar poder".
Há vários contextos sociais para falarmos sobre esse fortalecimento ou empoderamento, como queira chamar, porém nesse artigo, trago reflexões sobre o empoderamento humano.
Ao longo da nossa trajetória pessoal, adquirimos costumes, crenças e valores ditados pela família, pelos amigos e sociedade, contudo, às vezes, para atender a expectativa alheia.
Vivemos tentando nos "encaixar” em um padrão social e nos distanciamos da nossa essência, daquilo que acreditamos ser o melhor para nós.

E como consequência dessa escolha, perdemos tempo, dissipamos a nossa energia mental, física e espiritual, nos deparando com um profundo sentimento de fracasso.
Diante de tudo isso, é necessário olhar para dentro de si e identificar quais são os seus valores, crenças e estilo de vida que mais se assemelham com o seu jeito e suas necessidades pessoais. Isso é empoderamento de si mesmo.
Para auxiliar nesse processo te convido a fazer o seguinte exercício:
Construa mentalmente uma linha do tempo, na qual você possa visualizar sua história de vida até o momento atual e observe seus pensamentos e emoções diante desse processo.
Sente-se realizado? Há algo, que gostaria de fazer diferente, a partir de agora?
Ao realizar esse exercício de autoanálise, se empodere através, da sua trajetória de vida.
Dê poder à sua essência, aceite suas qualidades e pontos de melhoria.
E busque realizar aquilo que tanto almeja.
Segundo o filósofo chinês Lao Tse “Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder”.
Empodere-se de seus desejos e sonhos, jamais deixe de sonhar; pois os sonhos são combustíveis de vida que nos leva a trilhar caminhos diferentes e bem mais promissores.
A autora Clarice Lispector dizia:
“A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo.” E então eu soube: Pertencer é viver!
Portanto, viva, dê poder a si, se permita ser quem você é, e se perceba alguém melhor no mundo.
Se caso tiver dificuldades em desenvolver o seu processo de autoconhecimento, busque ajuda profissional.

Artigo escrito por:
Gabriela Silva Albuquerque
Psicóloga Clínica - CRP 06/151348
_________________________________________________________________________
________________________________________________ Eliana Aparecida Conquista Consultoria em Psicologia
CNPJ: 36.586.648/0001-39 - Crp/SP 06/8377J
Comentarios